Festas de final de ano, confraternizações, aniversários e amigo secreto… Essas foram as comemorações que participei neste mês de Dezembro e sem sombra de dúvidas uma das mais aguardada por mim foi o AmigoBook criado pela Ana e Leidy (@estante_da_anaeleidy), sendo a terceira vez que participo. E, por ser especial para mim, vim aqui falar sobre esse amigo secreto literário.
O que é o AmigoBook?
O AmigoBook é um amigo secreto, no qual as pessoas que participam compram livros para seus amigos. Até mesmo pessoas que não são leitores podem participar, pois como a Leidy diz: “até não leitor, a intenção é atrair mais pessoas para esse universo maravilhoso”.
Como funciona?
Essa brincadeira funciona assim: todo ano, antes de dezembro, é feito um sorteio dos participantes em um site de sorteio e os nomes dos amigos secretos são enviados por meio de um link no WhatsApp de cada um. Após isso, no grupo, todos enviam suas listas de livros da Amazon para que o livro de cada um possa ser comprado e presenteado. Por meio dessa lista, podemos ver os livros desejados do AmigoBook e o mais legal é que é impossível não gostar de um presente, pois qualquer um que escolhemos é um livro desejado pelo amigo.
Ao escolher o presente, o enviamos para a casa do amigo secreto e recebemos o nosso presente em casa. A regra principal é clara: não pode abrir seu presente antes do dia da revelação.
No grupo, tudo é conversado e as meninas tem uma paciência e delicadeza imensa para fazer dar certo no final. Lá, por intermédio delas, combinamos a data limite de compra, o dia da revelação e até mesmo os lugares em que iremos nos encontrar para fazer a revelação. E como nem todos são da mesma cidade, também realizamos chamadas de vídeo no dia aguardado por todos.
Quando surgiu?
A história de como surgiu é muito fofa e a Ana explica que:
“No começo foi só uma desculpa para ter livros novos; começou só com nós duas, uma presenteando a outra. Depois chamamos mais duas amigas que, inclusive, estão no grupo do amigobook até hoje e fomos chamando mais pessoas, se tornando então o que a gente conhece hoje. Além de ser uma troca muito legal entre pessoas com gostos em comum, como a leitura, é uma forma muito divertida de conhecer pessoas e ter livrinhos novos“.
Para além do AmigoBook
O AmigoBook proporciona uma experiência incrível e ele abre espaço para que amizades sejam criadas, experiências sejam trocadas e muito mais. Por causa dele, houve até mesmo momentos em que (o pessoal de Araguaína) se reuniu para uma tarde no Parque Cimba, onde falamos sobre livros, comemos…
Relatos
Reuni três relatos diferentes de pessoas maravilhosas que participaram das edições do AmigoBook em que também participei:
“Eu adorei participar de mais uma edição do AmigoBook, pois além de ter mais um livro na fila pra ler, conheci novas pessoas que ama esse universo literário, algumas delas morando até pertinho da minha casa e eu não conhecia. Foi uma experiência incrível, mal esperar pela próxima edição”.
— Adriel, @adrielcristian.
"Amei o do ano passado. Gostei demais dos livros que ganhei e enfim, agora vamos aguardar a próxima edição do AmigoBook".
— Jane, @estantedajane.
“A minha experiência foi ótima. É 3ª vez que eu participo e é muito legal poder fazer parte de uma iniciativa entre leitores da região, pode conhecer pessoas novas através da literatura”.
— Cássio, @cassiocipriano.
E, para fechar: estou ansiosa para participar do próximo AmigoBook. 💖


0 Comentários